quinta-feira, 17 de novembro de 2011

Knights Corner, processador com 50 núcleos da Intel

A Intel da mais um passo importante em busca  de ser a primeira empresa a chegar perto dos exaflop (1.000 petaflop) de processamento em um processador (para quem nunca ouviu falar em 'flops', é a medida utilizada para medir a quantidade de cálculos  por segundo que um computador pode fazer).

Hoje em dia é normal utilizarmos em casa computadores com mais de um núcleo, como se fosse dois processadores trabalhando em conjunto (no caso dos Dual-Core), ou mesmo três núcleos, quatro, ou até seis núcleos, e já achamos uma velocidade considerável para os nossos afazeres  domésticos. 

Mas fora da nossa 'realidade' encontram-se computadores que exigem muito mais do que isso, servidores enormes, ou mesmo centro de processamento de dados, exigem muito mais do que apenas uma dezena de processadores trabalhando juntos, podendo chegar até a casa das centenas, e em algum centros mais avançados, à casa dos milhares de processadores.

Para ajudar em tudo isso, a Intel acaba de de lançar o seu novo processador de alta performance, o Knights Corner. Um processador voltado para esses grandes centros de processamento, que conta com nada menos que 50 núcleos (isso mesmo, CINQUENTA núcleos num único processador, do tamanho dos processadores comuns que temos hoje em dia).

Ainda não saiu grandes informações sobre o processador, mas logicamente que ele é um 'monstro' do processamento, muito superior a qualquer outro já utilizado até agora.

Lembrando que a Intel não pensa em comercializar esse processador para usuários comuns, mas sim para empresas de grande porte.


Interessante a comparação feita pela Intel, quando ao "ASCI RED", projeto desenvolvido em 1997, onde a empresa criou um sistema para trabalhar com 72 gavetas de computadores, criando um computador enorme (que pegava uma sala toda), para conseguir processar na casa dos teraflops, poder de processamento que é alcançado apenas com um único Knights Corner

Nenhum comentário:

Postar um comentário