sexta-feira, 27 de agosto de 2010

Das telas para a realidade

Praticidade sempre foi importante para o ser humano, ainda mais hoje me dia em que temos um cotidiano muito corrido em que sempre queremos economizar ao máximo o pouco tempo que temos, agilizando ou até mesmo deixando de fazer varias ações cotidianas.
Pensando nisso a grande empresa de calçados e acessórios Nike acaba de patentear um protótipo que seria um tênis que amarra sozinho, isso mesmo você não precisa mais 'perder tempo' se abaixando para amarrar os seus cadarços, ou do seu filho pequeno que não sabe faze-lo.
Tudo surgiu na década de 1980, quando lançado o filme 'de volta para o futuro', onde o garoto Marty McFly (Michael J. Fox) utiliza em uma de suas viagens para o futuro, um tênis (de marca Nike também)...
que se amarra sozinho, para a época do lançamento do filme isso era mais do que futurístico (até hoje em dia ainda seria um pouco complexo de imaginarmos isso), mas a Nike quer trazer essa 'inovação' das telas para a realidade, com seu projeto de tênis que 'amarra sozinho'.
Na verdade ele não se amarra sozinho, mas ao invés de ter cadarços, ele novo tênis conta com fitas no lugar dos cadarços, ele tem sensores na sola que detectam o peso dos pés do usuário, e ao detectá-lo, ativa motores ligados a baterias (que também de encontram na sola do tênis) e puxam essas fitas, de modo que prendem o pé do utilizador ao tênis, quanto as baterias, elas poderiam ser recarregadas por meio de USB, por exemplo.
Bom, essa idéia por enquanto só está patenteada, mas provavelmente não irá demorar para isso sair do papel, o que nos leva a imaginar que num futuro próximo, tais ações simples do dia-a-dia praticamente não existirão mais, a favor de agilizar e facilitar nosso cotidiano e nos dar mais tempo (e pelo que parece, mais tempo para trabalhar).

Nenhum comentário:

Postar um comentário