quinta-feira, 7 de outubro de 2010

Adeus BIOS, olá para UEFI

A BIOS (Basic Input/Output System | Sistema Básico de entrada e saida) é o software mais básico do computador, ele já vem pré-instalado na memória ROM do computador por meio de um Firmware. A BIOS é responsável pelo reconhecimento dos periféricos do computador e todos os recursos de hardware do computador, após isso é carregado o Sistema Operacional, que cuidará do resto (reconhecimento de novos dispositivos e gerenciamentos dos recursos de Software), sendo assim, apartir do momento que ligamos o PC, a BIOS entra em ação verificando os dispositivos de Hardware e deixando o computador pronto para o Sistema Operacional.

Mas o realmente é o UEFI?


UEFI (Unified Extensible Firmware Interface), é um novo sistema de firmware, escrito em linguagem C, o que torna mais simples a modificação por meio de programadores para corrigir e atualizar tal software. A UEFI pode ser carregada apartir de qualquer memória não volátil e carregar os drivers específicos dela junto, e apartir dai ter todas as funcionalidades da BIOS. Além da sua flexibilidade, a UEFI tem um desempenho muito maior que a própria BIOS.

Outro ponto diferencial é a interface, que diferente da BIOS, a UEFI tem uma interface gráfica, com interação da parte do usuário através do mouse, além disso é possível adicionar outras funções as ferramentas de inicialização do computador, como cesso direto ao drive de discos óticos, a conectividade com a internet, a disponibilização de pastas armazenados no disco local, a utilização de mensageiros instantâneos, a implementação de aplicativos de entretenimentos (inclusive jogos), dentre outros recursos comumente usados através do SO.

Além de tudo isso, o grande potencial da UEFI é a velocidade de processamento para o carregamento do computador, o que gera uma economia de tempo na utilização dos computadores. Segundo o presidente da Uified EFI Forum, Mark Doran,um computador atual leva em media de 25 a 30 segundos para ficar totalmente operante, com o novo dispositivo, substituindo a BIOS, esse tempo teria uma diminuição para cinco segundos. Uma diferença consideravelmente grande.



Nenhum comentário:

Postar um comentário