Há pessoas que parecem que vivem numa realidade paralela, se vestem de forma diferente e diversificada, falam coisas (ou até mesmo idiomas) que só elas entendem, passam horas e horas lendo, jogando ou estudando sobre coisas que qualquer um acharia estranho, mas esses, que por muitas vazes são discriminados como 'estranhos' apenas por serem e fazerem coisas diferentes, são simplesmente NERDS (ou nos dias de hoje alguns com denominação mais especificas como GEEKS ou OTAKUS).
Aqui apenas algumas características e costumes deles, que por trás da maioria das coisas que você utiliza no seu dia-a-dia, provavelmente foi um deles que criou ou faz funcionar para você.
O Otaku (derivação japonesa dos nerds, que nem sempre são inteligentes mas são muito ligados a coisas nerds e geeks) vive especialmente para adorar animes e mangás (e por que não games) chegando ao ponto até mês de se caracterizar de acordo com um personagem, gastando salários e mais salários apenas com trajes e acessórios para ficar parecido com seu personagem favorito, essa pratica é conhecida como Cosplay e há diversos eventos com milhares de pessoas seguindo essa mesma linha.
Seguindo a mesma linha, vem as historias em quadrinhos ou simplesmente HQ's, que são outra grande maravilha desse mundo nerd. Apesar de ser mais simples assistir os desenhos e animes (não fazer confusão desenho com anime, eles têm traços diferentes) os HQ's tem muito mais informações já que nas animações as historias normalmente são mais 'enxugadas' e acabam perdendo alguns detalhes, vale lembrar também que há diferenças entre HQ's e Mangás, os mangás tem um traço de desenho diferenciado e contam (em algumas vezes) com mais detalhes no desenho além de serem originalmente orientais (foram lançados alguns Mangás ocidentais tentando seguir a linha de traços orientais, mas como sempre, a copia nunca fica tão boa como a original).
Outra preocupação ao assistir animes é a da originalidade, nerds e otakus sempre preferem os capítulos originais com legenda (isso mesmo, em japonês mesmo) pois a dublagem nem sempre passa o que a personagem realmente quis dizer, além de tirar o sentimentalismo e por vezes amenizar o que realmente a personagem quer passar ao ouvinte.
Cubo mágico
O Cubo de Rubik, ou Cubo Mágico, é um dos passatempos prediletos dos Geeks de todas as idades. O quebra-cabeça 3D possui 43.252.003.274.489.856.000 de combinações possíveis diferentes e exige muita prática, raciocínio lógico e treino para resolver-lo.
Internet
Seja no PC, celular ou qualquer dispositivo móvel, o Geek está 36h por dia conectado, e não é apenas usuário "Orkut/MSN", um geek conhece atalhos na grande rede, como por exemplo baixar arquivos, musicas, programas e tudo que se pode imaginar (e ainda por cima, tudo gratuitamente). Um nível acima de geeks são os Hackers, que conseguem não só navegar na rede como burlar grandes sistemas de segurança (o que por vezes leva o Hackers a imprensa como 'infrigidores da lei', mas que ajudam também a criação e na melhoria de sistemas contra invasões).
"Astrofisicaquantica aplicada biologicamente"
Normalmente assuntos um pouco 'complexos' são sempre fascinações de nerds e geeks. Normalmente a área de exatas são grandes fascinações para eles, assim como a robótica (o fato de criar seres e poder controla-los atrai muitos adeptos ao estudo dessa área) e a astronomia (coisas e fatos inexplicaveis como a 'origem do universo'), sempre atraem os olhos dos nerds assim como todo e qualquer seriado ou filme que trate desses assuntos (o que geram sempre criticas e discussões entre aqueles mais entendidos do assunto). O que os leva a derivações como astrofísica ou astrobiologia, e por ai a perguntas como 'computadores pensarão por si só?' ou 'existe vida extraterrestre?' e por ai vai...
Games
Desde os primórdios do Pong, videogames sempre foram a maior forma de entretenimento dos mais diferentes nerds. Passas horas e horas na frente duma tela apenas com um controle na mão sempre foi um grande passatempo (que com o passar dos tempos deixou de ser apenas um passatempo e passou a quase ser um esporte, com campeonatos mundiais, ou até mesmo profissão). Essa interação do homem com a maquina sempre fez brilhar os olhos de todos, mesmo com jogos simples e muito básicos como os pioneiros 'Megamania' ou 'Enduro', eram extremamente viciantes, pois mesmo tendo apenas telas muito parecidas e gráficos quase desenhados com réguas, sempre haviam pequenas competições de 'quem fica mais tempo jogando sem perder'. Hoje em dia cada vez mais os jogos estão ficando mais realistas, com gráficos inacreditáveis, historias muito bem elaboradas e um nível de inteligência artificial fantásticos.
Um estilo muito comum de jogos entre os Geeks, é o RPG, sigla de Role-Playing Game, que pode ser traduzido para “jogo de interpretação de personagens”, onde cada um 'incorpora' um personagem e realmente vai criando a história do jogo, de forma que todos os jogadores participem do jogo quase que como um teatro, ocorrendo batalhas, diálogos, e como em todo jogo uma evolução do seu personagem. Há vários tipos de RPG, os mais jogados são os online, onde cada jogador cria o seu personagem e joga com outros através da Internet, e os RPG's de mesa em que jogadores se reúnem para joga-lo de forma 'off-line', com tabuleiros, dados, fazendo marcações em papéis, tudo de forma bem rústica mesmo, em jogos assim é comum os jogadores se caracterizarem (com Cosplay de seus personagens), e uma partida dessa pode demorar dias ou varias semanas.

Não tem como falar de nerds e geeks sem mencionar as duas maiores inspirações das telas, Star Wars e Star Trek. Apesar de uma 'tribo' não se misturar nem gostar de ser comparada a outra, elas tem muito em comum, apreciam ficção cientifica, seres galáticos (com aparência totalmente diferentes das que conhecemos, idiomas e tecnologias que nem de longe imaginaríamos ter aqui), e tudo mais que possa sair da imaginação de seus criadores. Os seus seguidores chegam a tanto que vão além de simples Cosplays, eles estudam os idiomas de seus 'seres alienigenas' favoritos, modos, costumes, e tudo que for possível para parecer cada vez mais que realmente veio de tal planeta.
Nenhum comentário:
Postar um comentário